segunda-feira, 22 de maio de 2017

Monumento Cuneo de Aldo Rossi

Modelo 3D do Monumento Cuneo - Autoria G.Gideoni
Modelo 3D do Monumento Cuneo de Aldo Rossi


Faço à distância o curso The Architectural Imagination da Universidade de Harvard e quero compartilhar com vocês um dos trabalhos que é a construção de uma maquete do Monumento alla Resistenza a Cuneo construido em 1962 pelo arquiteto italiano Aldo Rossi. O monumento foi uma homenagem à batalha que se desenvolveu pela resistência partidária, simbolizando os combatentes nas montanhas em Cuneo, na Itália. 

O monumento é basicamente um cubo de 12 x 12 m em mármore branco aberto para o céu, com uma escada íngreme que leva a uma sala em que há uma janela contínua e estreita que atravessa a parede para os ângulos, com vista para as montanhas.

Aldo Rossi foi um arquiteto italiano; nasceu em Milão no dia 3 de maio de 1931 e faleceu em Milão no dia 4 de setembro de 1997. Licenciado em arquitetura pelo Politécnico de Milão, ficou conhecido pelo uso de formas puras como cubos, esferas, cones. Seus principais livros foram A Arquitetura da Cidade e Autobiografia Científica. Em 1990 recebeu o prêmio Pritzker pelo conjunto da obra.


Construindo a maquete do Monumento Cuneo - Itália
Construindo a maquete do Monumento Cuneo
Foto Solange Albinati

Maquete Monumento Cuneo Itália
Oba!! Ficou pronta!!
Foto Solange Albinati